A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

Alguns entraves para a sustentabilidade

Posted by dalberto em 24 maio, 2011

Ontem participei de um debate sobre sustentabilidade, organizado pela Associação dos Profissionais da Sustentabilidade, na Assembleia Legistaltiva. havia três participantes na mesa, um de cada setor. Fabio Feldmann, falando da perspectiva do setor publico, Aerton Paeva, falando do setor privado, e eu, a partir da perspectiva da sociedade civil.
Um dos pontos centrais de todo o debate girou em torno da necessidade de se adotar uma perspectiva sistemica e integradora, que contemple as diferentes dimensoes da sociedade (economia, meio ambiente, social). Conforme sugeriu Fabio, apenas nos ultimos anos esta abordagem ganhou força em setores ate entao distantes das questoes ambientais.
Esta perspectiva é central para se pensar em economia verde, de baixo carbono ou na nova economia, do seculo XXI. Apesar desta tendencia, hoje pela manha me deparo com um depoimento impressionante, bastante anacrônico, que saiu no valor. Trata-se de uma decalaracao de Marcio Mello, presidente da HRT Oil and Gas, empresa que comecara a explorar petroleo no Amazonas.
Questionado sobre o impacto ambiental da atividade petrolifera ele saiu com esta pérola:
” Enquanto alguns ficam preocupados com árvores, existem 30 milhões moreendo com malária, tifo, leishmaniose e dengue. Está morrendo gente e agora vai se preocupar que o cara corte uma arvorezinha?”
Porque as pessoas e empresas não podem ter uma abordagem mais ampla e sistemica e tentar contemplar os diferentes aspectos que precisam ser considerados?
Sera que a atividade petrolifera ira solucionar os problemas de saúde da região?
De onde será que vieram os dados que o levam a mencionar 30 milhões morrendo destas doenças…ou de apenas cortar uma arvorezinha?
Enquanto prevalecerem pensamentos rasos será dificil transformar a nossa realidade..e hoje veremos mais uma vez tentativas para aprovar um código florestal devastador..

Tristes Trópicos…

É por essas e outras que educação e liderança são temas tão importantes…

Anúncios

Uma resposta to “Alguns entraves para a sustentabilidade”

  1. alvaro bueno buoro said

    Dalberto, estive no debate de segunda e também la vi que aqueles, que se sentem compelidos por uma visão mais ampla, a atuarem na direção de um desenvolvimento sustentável, terão de trabalhar/ dialogar com estes céticos que preferem jogar o debate para extremos como:
    no detalhe todos somos insustentáveis, ou :
    temos que cuidar de muitas doenças antes de se preocupar com o meio ambiente
    Educação e paciência para expandir o debate aonde esta’ a possibilidade de criar uma dinâmica positiva e
    nao se acomodar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: