A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

Liderança para a Segurança Climática

Posted by dalberto em 8 maio, 2009

Programa Liderança para Segurança Climática – LEAD inscrições até 20 de maio

A ABDL lança a segunda edição do programa Liderança para Segurança Climática – LEAD, desenvolvido em parceria com o LEAD Internacional – Leadership for Environment and Development e GLN – Global Leadership Network. O programa se propõe a desenvolver lideranças na transição para sociedades com baixo teor de carbono capazes de se adaptar às mudanças climáticas, combinando enfoques, metodologias e disciplinas que contemplam as dimensões pessoal, organizacional, interpessoal e sistêmica da sociedade.

O programa confere atenção a estes aspectos a partir de uma abordagem integradora e sistêmica. As turmas são formadas por pessoas oriundas de diferentes áreas de conhecimento e campos de atuação, que compartilham um espaço onde a diversidade de visões e experiências são insumos do processo de aprendizagem. Os encontros equilibram conteúdo (palestras, apresentações, visitas de campo e vivências dos/as participantes), processo (dinâmicas de grupo, diálogos, colaboração) e assessoria individual (coaching), voltados ao aperfeiçoamento e implementação das iniciativas nos contextos onde são desenvolvidas.

Durante os 7 meses do programa (junho a dezembro/09) são previstas 200 horas presenciais e 100 horas de atividades à distância, incluindo:

  • 4 encontros, realizados em retiro, entre São Paulo e Rio de Janeiro.
  • 1 seminário internacional “Liderança e Mudanças Climáticas: Impactos, Inovação e Interdependência”, em Beijing, China.
  • Atividades à distância.
  • Desenvolvimento de Iniciativas.

Os egressos do programa tornam-se integrantes (fellows) das redes ABDL/LEAD, formada por mais de 300 fellows no Brasil e 2.000 no mundo.

Eixos temáticos

  • Mudanças Climáticas: Ciências do clima, geopolítica e economia da mudança climática, desafios para mitigação e adaptação, iniciativas inovadoras;
  • Liderança: Teoria e prática das novas abordagens de liderança, voltadas ao desenvolvimento de recursos internos e externos;
  • Desenvolvimento Sustentável: Sustentabilidade, visão sistêmica, transição e mudança, diálogo multissetorial;
  • Redes: Comunicação, colaboração, facilitação, participação e engajamento.
Anúncios

2 Respostas to “Liderança para a Segurança Climática”

  1. Joao William Marques said

    Estou atualmente envolvido diretamente no problema desmatamento , pois possuo uma area de terra em Mato Grosso , nao tenho recurso para fazer o projeto de manejo e nem posso explorar a madeira pois seria ilegal. Pois bem meu vizinho desmatou 100% da area dele atualmente em pastagens . resumindo tentei a venda desta minha propriedade e nem comprador encontrei, ao contrario de meui vizinho deixou de vender por 10.000,00 o Alqueire recusou a proposta , neste caso ele se beneficiou em duas vezes ao usar sua propriedade em pastagens, e a possibilidade real de venda desta. Enquanto isto estou com o abacaxi na mao onde dependo exclusivamente desta area prara sobreviver a qual estao toda economia que consegui no longo de minha vida . Pergunta o mundo todo desmatou agora querem que nos seguramos a bomba só. Quem vai pagar por isto.

  2. Joao William Marques said

    esse negocio de Projeto de remanejamento é complicado só conse4gue quem tem dinheiro , e nao deixa de desmatar , arvore vai pro chao da do mesmo jeito , onde todos poderia explorar sua area onde só é viavel o corte de arvores adultas . Deveriam preocupar mais com o desmate para Pecuaria ou agricultura, o tal de correntão. essa cituaç~ao me lebra aquela musica onde fala O pobre fica mais pobre o rico mais rico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: