A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

Nós e a rede na WEB2.0

Posted by dalberto em 1 março, 2007

Nos últimos três anos encontramos, cada vez mais, serviços e recursos da denominada WEB2.0 na Internet. Este vídeo criativo, produzido por Michael Wesch, professor de antropologia cultural da Universidade do Kansas, explica e ilustra, ao mesmo tempo, as principais tendências da chamada WEB 2.0 e como o uso de algumas de suas ferramentas jã afetam o modo como utilizamos e criamos a própria rede.

Na wikipedia o termo WEB2.0 é descrito como “a segunda geração de serviços e aplicativos da Web e aos recursos, tecnologias e conceitos que permitem um maior grau de interatividade e colaboração na utilização da Internet. As aplicações desta geração disponibilizam interfaces tão dinâmicas quanto as existentes nas tradicionais aplicações desenvolvidas para desktops, em contraposição com as páginas praticamente estáticas da primeira geração de aplicações para Web, a “Web 1.0″.”

Entre os principais conceitos, recursos e ferramentas ilustrados no vídeo estão o Hipertexto, XML, Tags, RSS, Blogs, Youtube, Flickr Maps, Del.icio.us e WIKIs. No final do vídeo destaca-se s idéia de que:

“Web 2 é ligar pessoas …pessoas compartilhando, trocando e colaborando”

assim como a necessidade de repensarmos as noçõe de copryright, indentidade, ética, estética, retórica, governança, privacidade e comércio, além de nós mesmos.

Logo abaixo há uma lista de serviços da WEB2.0 que podem ser utilizados gratuitamente:

Desktop Virtual e Agregadores de RSS:

Escritório e Produtividade:

Social Web:

Fotos:

Música:

Podcasts:

Bookmarking:

Armazenamento:

Comunicação:

Anúncios

9 Respostas to “Nós e a rede na WEB2.0”

  1. […] Março 1st, 2007 · No Comments O Dalberto, do ótimo A Rede, publicou um post listando alguns serviços considerados web2.0 – Nós e a rede na WEB2.0. […]

  2. É impressionante como as coisas mudaram em pouco mais de 10 anos. Vocês se lembram da primeira página do Universo Online (atual UOL), em 1996?

    Abraços,

  3. Donizetti said

    Dalberto, tudo bem? Vi que linkou o meu antigo blog, o “Me, Myself And I”, mas ele passou desta para melhor. Escrevo agora no Hedonismos, que fica no Interney Blogs. Um grande abraço!

  4. Donizetti said

    Olha eu aqui de novo! É que eu havia me esquecido, está rolando um debate bem interessante sobre a web 2.0 no Jornal de Debates . Abraços.

  5. Sabas said

    dalberto cara muito bom ter sua visita, ainda mais em um fase complicada em que passo, logo mais eu estarei te resopondendo com mais atenção grande abraço do sabas!

  6. Mico-Soft said

    Olá a todos na Rede

    Eu e uns amigos criamos um blog para protestar contra a sociedade de consumo e as pessoas que a seguem sem pensar. o nome é Projeto Não Cola ( http://naocola.blogspot.com/ ) e gostaríamos de convidar a todos para visistar o blog e deixar sua opinião, assistir os vídeos revolucionários que fizemos. Estamos precisando de ajuda para divulgar, então visitem e contem para seus amigos

    valeu!

    Mico-Soft

  7. dalberto said

    Ola Mico Soft!
    O blog esta legal e o movimento melhor ainda! Muito bom o movimento anti consumo crescer! Espero que o movimento cresca mais e mais!

  8. […] de Manuel CastellsPerigos e ameacas na InternetComunicação em RedeO lado “sujo” das tecnologiasNós e a rede na WEB2.0WikimapasAs Redes Sociais, de Shakespare a George OrwellMúsica e animacao na Web com Nina […]

  9. […] [01/03/2007] Nós e a rede na WEB2.0 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: