A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

Wikis, colaboracao e redes empresariais

Posted by dalberto em 9 outubro, 2006

O uso de ferramentas colaborativas pelo setor privado tem possibilitado a constituicao de comunidades de aprendizagem ou de prática, ou ainda a formação de redes entre empresas de uma determinada regiao, setor ou cadeia produtiva.

wikiUma das ferramentas que vem ganhando mais espaço junto a estas redes são os Wikis, que permitem o compartilhamento de informacções, colaboracão e aprendizagem atraves da Internet. Segundo a propria Wikipedia, enciclopedia virtual criada atraves de um wiki, o wiki e “um software colaborativo que permite a edição coletiva dos documentos usando um singelo sistema e sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação”. Uma ferramenta que associa os recursos dos wikis ao georeferenciamento atraves do sistema de mapas do Google Earth e o wikipamia

Em um artigo chamado “Wikis podem aposentar conceito de intranet nas empresas“, Daniela Moreira, do IDGNow, aborda o tema e descreve os principais usos dos wikis nas empresas. Em alguns casos a ferramenta tem sido utilizada por empregados de uma mesma empresa, que utilizam o ambiente colaborativo para compartilhar informacao e elaborar projetos conjuntos, por exemplo. Em outros casos, empresas ou organizacoes que atuam em um mesmo setor ou localidade, como em arranjos produtivos locais, uitilizam os wikis para compartilhar informacoes, trocar experiencias e dar suporte a formacao de uma rede social. A empresa Radium Systems, por exemplo, criou o Peabirus, um ambiente virtual com o proposito de facilitar a constituicao de redes sociais empresariais, empregando o Wikirus.

Neste artigo, Sérgio Lozinsky, da IBM, dá algumas dicas sobre o uso de wikis no meio corporativo que podem ser aplicadas a quaisquer redes sociais que utilizam wikis ou outras ferramentas colaborativas baseadas na Internet:

  • Massa Crítica – É necessário que um número significativo de membros de uma rede (ou empresa) estejam dispostos,  capacitados e utilizando o sistema para que ele traga os resultados esperados.
  • Cultura – Os wikis são uma ferramenta colaborativa que poderá funcionar “se” na organização ou rede houver, de fato, interesse e desejo em colaborar.
  • Atualização – Os conteúdos precisam ser atualizados com frequência para que todos percebam os benefícios de entrar e colaborar no sistema.
  • Administração – Por mais que o sistema seja colaborativo e horizontal será necessário designar pessoas que serão responsáveis pela segurança, disseminação e infra-estrutura do projeto.
  • Investimento – Os wikis são baseados em software livre e podem ser hospedados em servidores de baixo custo, o que significa baixo investimento inicial. Porém, quanto mais utilizado, maior será a necessidade da empresa (ou rede) dispor de pessoas que fiquem responsáveis por assegurar o funcionamento do sistema.

Alguns softwares livres que podem ser utilizados para a criacao de wikis-

MediaWiki

MoinMoin Wiki Engine

Twiki

Anúncios

Uma resposta to “Wikis, colaboracao e redes empresariais”

  1. iuri said

    Dalba, aqui no Portal do Voluntario temos o MediaWiki como intranet há mais de um ano. Por sermos apenas 18 pessoas ele tem um uso um pouco diferente, nos serve mais para documentar projetos e nao informar acontecimentos na empresa. O bom do wiki é que cada um tem a liberdade de utilizar para o que achar necessario (respeitando certas regras de etiqueta é claro). E cada dia eu encontro uma outra utilidade para ele. Enfim, altamente recomendável!!!
    abs iuri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: