A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

Comunicação em Rede

Posted by dalberto em 14 setembro, 2006

A inovação nos processos de comunicação através do trabalho colaborativo em rede, possível através do uso de ferramentas como blogs, wikis e outros sistemas de comunicação e publicação de conteúdos, é abordada em um artigo de Rafael Evangelista e Tiago Soares em um artigo que saiu no Observatorio da Imprensa.

A matéria “Cobertura Wiki, um registro a muitas mãos” ilustra de que modo blogs e wikis já vem sendo usados, por exemplo, na realização da cobertura de eventos, através de espaços como o CoberturaWik.

Conforme destacam os autores,

Grande parte do mérito do Wikipedia, está na ousadia de sua idéia: acreditar que o máximo de liberdade e abertura possível levará à construção de algo útil, relevante e positivo. Antes do sucesso do projeto muitos o classificariam como utópico e ingênuo. A Wikipédia, porém, ganha força pelo caráter colaborativo que permeia a estrutura da web tanto tecnologica quanto comunicacionalmente.

Assim como o movimento software livre já havia provado que é possível construir um sistema operacional de computador sem um grande financiador por trás – e que é proprietário daquele conhecimento – a Wikipedia mostrou que é possível unir esforços e produzir uma enciclopédia completa.

Além da ética por trás da iniciativa, a Wikipédia tem também suas salvaguardas tecnológicas. Diferente de uma folha de papel, nas páginas wiki é possível recuperar (ou retirar) todas as alterações feitas na página. Assim, se alguém apaga todo o conteúdo de um tópico, é fácil para qualquer outro usuário publicar novamente o que foi modificado. Ao mesmo tempo, isso cria uma nova possibilidade de leitura para a página: é possível acompanhar todo o histórico de alterações que ela recebeu, desde a criação do tópico até sua versão mais completa e atual. Além disso, o wiki oferece também, dependendo de sua configuração, que se permita alterações apenas para usuários cadastrados, tornando possível que se saiba quem contribui com exatamente o quê em cada página.

Um aspecto relevante a destacar é que todas as transformações que podem ser observadas em exemplos recentes, como da wikipedia, dos blogs ou mesmo do software livre, há mudanças sociais (na cultura, ética e prática dos invíduos) que são potencializadas pelo uso de novas tecnologias ou ferramentas de comunicação ou colaboração, sem que haja, como sugerem alguns, um determinismo tecnológico. As tecnologias podem facilitar a emergência de novos comportamentos, mas são as mudanças no comportamentos, na cultura, nos desejos e práticas sociais que consistem em mudanças sociais efetivas e a própria inovação tecnológica.

Anúncios

Uma resposta to “Comunicação em Rede”

  1. ze do leite said

    es um burro este site nao presta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: