A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

Comunicação e TICs para o Desenvolvimento no Programa Novos Brasis

Posted by dalberto em 30 agosto, 2006

Nesta semana está ocorrendo, em Maceió, um encontro de representantes de 14 organizações que tiveram projetos selecionados pelo Programa Novos Brasis, do Instituto Telemar, assim como de agências de notícias da Rede Andi, também apoiada pelo Instituto.

O Programa Novos Brasis pretende contribuir para a diminuição das desigualdades e aproximar os diferentes Brasils. Em sua terceira edição o programa selecionou projetos que utilizam as tecnologias de informação e comunicação como meio para a transformação social. Na edição de 2006 participaram do processo seletivo 515 projetos, propostos por associações, institutos, fundações, Ongs, órgãos públicos, centros comunitários, universidade

A análise dos projetos levou em consideração o nível de inovação das propostas, o impacto direto na comunidade beneficiada, o mapeamento de ações, a possibilidade de formação de redes sociais, o potencial de geração de renda e ainda o potencial de desenvolvimento de novas metodologias que possam ser replicadas por outras ações sociais.

Os projetos selecionados contemplam ações em áreas como comunicação, produção cultural, inclusão digital e formação de redes. A diversidade e a consistência das inciativas evidencia o papel que as TICs podem ter na promoção do desenvolvimento sustentável.

Este encontro marca o início dos projetos e tem o propósito de possibilitar o intercâmbio de experiências, assim como discutir temas como avaliação de projetos e a relação entre redes, tecnologia e a promoção do desenvolvimento.

Mains informações em Programa Novos Brasis

Projetos Classificados

Sustentabilidade Ambiental do Canal do Jandiá – Tefé – (Navegar Amazonia)

O projeto visa capacitar e sensibilizar através de cursos e oficinas na conservação do meio ambiente, jovens e adultos moradores locais, barqueiros e egressos de escolas públicas do entorno do Canal do Jandiá para o exercício da cidadania, aprimorando a compreensão da necessidade da manutenção dos recursos hídricos e criando novas fronteiras para mudança de comportamento através da Educação Ambiental.SITE – Rio de Janeiro (CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular)
O projeto visa a capacitar jovens multiplicadores da Baixada Fluminense, para a realização de oficinas de comunicação e cidadania, repassando os conhecimentos adquiridos para outros jovens da região. Está prevista ainda a formação de uma rede virtual em que jovens utilizarão blogs como ferramenta para discussões sobre a mídia de maneira geral.

TV MOQUECA – Espírito Santo (Centro Cultural Araçá)
Na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, será criado um centro de criação áudio-visual que usará tecnologia da informação e comunicação, voltada para jovens. Nesse espaço, os adolescentes farão planos de negócio para o grupo de produção de vídeo atuar na localidade.

0800 REDE JOVEM – Rio de Janeiro (Comunitas – Parcerias para o Desenvolvimento Solidário)
A grande inovação desse projeto é a interface entre a Internet e o celular para o uso social. Através dessa interação, os jovens participantes receberão, via celular, informações com oportunidades de emprego, qualificação profissional, projetos sociais e outros assuntos de interesse da juventude. Essa ação se tornará o principal atrativo do portal “Rede Jovem”, que desde 2000 reúne jovens de todo o país.

JOVENS EM REDE PELA NÃO-DISCRIMINAÇÃO – Rio de Janeiro (Escola de Gente – Comunicação em Inclusão)
A inclusão de jovens com deficiência é a principal preocupação do projeto. Por meio de capacitação via web de lideranças jovens do terceiro setor, o objetivo é fazer com que mais ações sociais estejam aptas a receber jovens com deficiência física, sensorial, intelectual, social e múltipla. Essa transformação será feita através de fóruns, de redes virtuais e conselhos de juventude de todo o país.

NAVEGANTES – Ceará (Fábrica de Imagens)
Projeto de capacitação em programação web para jovens da periferia de Fortaleza com o objetivo de produzir conteúdo para elaboração de um portal de escoamento da produção sócio-cultural de organizações não governamentais do Ceará.

ONDA SOLIDÁRIA DE INCLUSÃO DIGITAL – Bahia (FAPEX – Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão)
Projeto de Inclusão Digital, que se beneficia dos princípios da Economia Solidária para promover o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade de Pirajá, bairro popular em Salvador, e que utilizará os princípios do projeto Tabuleiro Digital, já desenvolvido pela Faculdade de Educação da Bahia.

COM.DOMÍNIO DIGITAL LARANJEIRAS – Sergipe (Instituto Aliança com o Adolescente)
Trata-se da formação continuada para jovens do município de Laranjeiras, em Sergipe, com o objetivo de ampliar o acesso desses jovens às demandas e oportunidades do mercado local, com foco nas tecnologias de informação, atendendo ao seu parque industrial e estimulando a sua indústria cultural e turística.

REDE RIBEIRINHA DE COMUNICAÇÃO – Amazonas (Ong Mamirauá)
O projeto é destinado às populações ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), Mamirauá, localizadas na região do Médio Solimões, na Amazônia. O objetivo é criar uma rede de rádios comunitárias, interligando comunidades vizinhas, de forma a viabilizar um espaço de fortalecimento da organização, da cidadania, com foco em informações sobre a conservação ambiental da Floresta Amazônica.

JOGANDO COM O SABER – Minas Gerais (Missão Ramacrisna)
O hábito de jogar videogames desenvolve a capacidade visual, noção espacial e coordenação motora. Baseado nesses dados, o projeto vai oferecer a crianças e adolescentes de cinco escolas públicas de Betim, Minas Gerais, uma ferramenta de aprendizado baseada no uso de videogames. Para viabilizar a idéia, professores serão treinados e os jogos passarão pelo crivo de uma pedagoga. Assim, o novo método será incluído na grade escolar, de forma a contribuir para o desenvolvimento das competências dos alunos, assim como habilidades como raciocínio lógico e iniciativa.

TUCUMANDUBA NO AR – Pará (Novos Curupiras)
O objetivo do projeto é criar uma rádio comunitária em Tucumanduba, localizada no município paraense do Soure, no arquipélago de Marajó. A idéia é capacitar jovens para a operação de equipamentos e criação, produção e edição de programas para a comunidade. Além das dificuldades de acesso aos instrumentos de comunicação, a região também enfrenta problemas com a falta de infra-estrutura básica, como água tratada e saneamento.

ÍNDIOS ON LINE – Bahia (Thydewa)
Por meio da web, o projeto irá qualificar cem índios de sete comunidades do Nordeste para que estejam aptos a executar todas as etapas de projetos próprios: elaboração, captação de recursos, gerenciamento e monitoramento. Cada nação terá como desafio, ao concluir a qualificação, apresentar propostas que contribuam para o aumento do IDH de suas comunidades.

DEFENSORES DA FLORESTA DE PEDRA – Piauí (Comitê de Articulação Social Outra Margem)
O objetivo do projeto é capacitar um grupo de jovens para a elaboração de uma campanha de conscientização sobre a importância da preservação do Parque Floresta Fóssil, patrimônio natural do Piauí, formada por árvores em processo de petrificação há 260 milhões de anos. Para isso, os jovens farão pesquisa na internet, utilizarão instrumentos de informática, como software de design gráfico, e produzirão material de mídia impressa e digital.

SUSTENTENTABILIDADE PARA A REDE CYBERELA – Alagoas (Cemina)
Trata-se de um projeto que pretende dar sustentabilidade a quatro rádio-telecentros que foram implementadas no Nordeste do país nos últimos três anos, através da capacitação dos gestores em manutenção de hardware.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: