A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

Censura à Internet na China

Posted by dalberto em 18 agosto, 2006

A Human Rigsths Watch concluiu relatorio que evidencia que grandes empresas tem colaborado com a censura a Internet imposta pelo governo chines. A nota de Alexandre Barbosa, publicado 10 de agosto no Estadao e citada abaixo, aborda a questao.

A censura na Internet é uma realidade em varios paises e foi tema de intensos debates durante a CMSI – Cupula Mundial da Sociedade da Informacao, conforme comentei em artigo publicado no portal Cidadania na Internet, entitulado Em Busca do Direito Perdido – Internet e DIreitos Humanos, que reproduzo neste Blog.

————————

ONG Denuncia Google, Microsoft e Yahoo por Censura na China


Segundo a ONG Human Rights Watch, grandes empresas de internet como Google, Yahoo e Microsoft (por meio de sua divisão MSN) omitem propositalmente as referências aos sites da grande imprensa internacional, incluindo aí endereços como os da rede BBC, da revista ´Time´ ou do jornal ´The New York Times´.

Esta grave acusação é parte de um relatório divulgado nesta semana e evidencia a colaboração estrita destas empresas com a censura imposta na Web pelo governo chinês.

O relatório, de 149 páginas, intitulado “Cumplicidade corporativa na censura chinesa à Internet”, estende ainda as críticas ao software de voz sobre IP Skype, que seria usado na China com a capacidade de filtrar palavras e expressões consideradas ´críticas´ pelo regime na opção de comunicação por texto.

Segundo porta-vozes do portal Yahoo, a empresa adota a filtragem dos endereços por ´preferir ter uma presença limitada na China e começar a exercer influência sobre a política e sociedade locais, a não ter qualquer posição no segundo país do mundo com mais internautas.´

A ONG pede ainda que os EUA e a União Européia aprovem uma lei proibindo as empresas de internet de colaborar com a censura e formar bancos de dados sobre os usuários chineses que permitam sua detenção, como já fez o Yahoo no passado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: