A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

As Redes Sociais, de Shakespare a George Orwell

Posted by dalberto em 18 agosto, 2006

Tem crescido o numero de pesquisadores e usuarios de softwares que permitem desenhar redes sociais. Estes sistemas possibilitam visulalizar as relacoes entre diferentes atores atraves de grafos. Quando esses sistemas permitem observar o comportamento das relações no tempo torna-se possíevel criar “vídeos” que ilustram, de forma clara, a dinâmica das relacoes estabelecidas na rede.

1984-cinema-1984.jpgAlguns desses softwares foram desenvolvidos para mapear realcoes estabelecidas em canas de IRC, os Internet Relay Chat, precursores dos Chats/salas de bate papo. Esses robôs são instalados em servidores e…adeus privacidade. Tal qual o Grande Irmão de George Orwell, o sistema mapeia todas as relacoes estabelecidas entre as pessoas que estiverem no O

O PieSpy é um desses softwares e seu funcionamento pode ser visto em uma simulação interessante, que reproduz o conjunto de relações sociais estabelecidas entre os personagens da peça Júlio César, de Shakespare.

Por mais que poder enxergar “enxergar” esta e outras obras de Shakespare desta maneira seja interessante, saber que sistemas desta natureza podem ser utilizados para espionagem ou “monitoramento indevido”, me deixa ainda mais preocupado com a ameaça aos direitos humanos e à privacidade na Internet.

Deixe um comentário