A Rede

Um blog sobre as redes da vida e a vida das redes, por Dalberto Adulis

A Liberdade na Internet em Risco

Posted by dalberto em 18 agosto, 2006

As grandes empresas de telecomunicações, que controlam parte significativa da infra-estrutura da Internet, vem intensificando esforços para aumentar seu poder a rede, extinguindo a chamada neutralidade da Internet. Em 2005 as empresas realizaram forte lobby junto à Comissão Federal de Comunicação (FCC) dos Estados Unidos com o propósito de aprovar legislação que permita a cobrança diferenciada pelo uso da Internet em funçâo do volume ou do tipo de conteúdo transmitido pela Rede. Caso a legislação seja aprovada aprovada pelo Congresso este ano, será o fim da igualdade de condições de acesso a dados e websites e de comunicação entre usuários.

arc_tran_sm.gifHoje a tarifa paga pelos usuários para acessar a Internet é proporcional à largura da banda contratada (velocidade da conexão) e o usuário tem a liberdade de transmitir ou acessar os conteúdos e serviços que desejam, sem que um terceiro controle ou limite este acesso. Hoje o usuário decide se deseja enviar um email, acesar um website ou fazer o download de uma música ou filme. Todos os conteúdos são transformados e transmitidos em pequenos pacotes de informação, através do protocolo TCP/IP, que trafegam na mesma velocidade pela rede, sem que as empresas detentoras das “estradas” priorizem um ou outro. Nesta situação o tempo necessáiro para receber um email ou um filme depende, basicamente, das condições de tráfego da rede e da velocidade de conexão do usuário.

A proposta das companhias telefônicas possibilita que elas discriminem quais pactoes de informação (e conteúdos) terão prioridade de tráfego, asism como, cobrem “pedágio” de empresas que disponibilizam determinados conteúdos, como YouTube ou Google. Do ponto de vista do usuário a situação é mais grave, pois apesar de pagarem uma velocidade de conexão (como 500kbps) não terâo condições de alcancar esta velecidade em determinados websites. Conforme destaca Tim-Berners Lee, um dos pais da Internet, “A ameaça é que companhias determinem, por razões comerciais, o que você pode e o que você não pode acessar”.

“Sem a neutralidade da rede, a internet começaria a ficar parecida com a TV a cabo meia dúzia de grandes empresas controlarão o acesso ao conteúdo e sua distribuição, decidindo o que você vai ver e quanto vai pagar por isso.” comparam os professores Lessig e McChesney, de Illinois, em declaração ao Washington Post. Um aspecto ainda mais crítico é que o fim da neutralidade da Internet abre precedentes para que determinados grupos assumam o controle econômico e político da Internet, ameaçando a liberdade de aceso e circulação que marca a Internet.

Uma grande motivação para as Telecoms entrarem nessa seria limitar o crescimento da telefonia via Internet (VoIP – Voz sobre IP), barrando ou inviabilizando serviços como o Skype ou redes de VoIP que oferecem serviços de comunicação a custos reduzidos para os consumidores.

O movimento de militantes e usuários em defesa da neutralidade na Internet tem crescido, havendo inclusivre um abaixo assinado virtual em http://www.savetheinternet.com , mas a “aridez” do assunto parece ser um dos empecílhos para sensibilizar mais pessoas sobre o tema, como pode-se ver no divertido filme Internet sobre Ataque.

Para saber mais sobre o assunto

Ameaça à Internet Livre – Matéria no Estado de Sâo Paulo

Neutralidade da Rede Sofre Primeira Derrota – Matéria no Observatório de Políticas Públicas de Infoinclusão 

A Internet em Camadas – Matéria no Observatório de Políticas Públicas de Infoinclusão


Os Donos da Internet – Matéria da Superinteressante

Blog coletivo sobre Neutralidade da Internet

Anúncios

5 Respostas to “A Liberdade na Internet em Risco”

  1. […] Este é um excelente video sobre os riscos que corremos por conta dos caminhos que podem nos levar ao dima da neutralidade da Internet. […]

  2. Dalberto,

    Uma visita para conhecer o blog. Adorei.

    MAlini

  3. dalberto said

    Ola Fabio,
    Que bom que gostou. Esta convidado a retornar e comentar! Gostei muito do seu tambem.

  4. […] Mais sobre o tema nos posts A Liberdade na Internet em Risco e Neutralidade da Internet […]

  5. Fernanda said

    Olá,
    Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
    Veja: http://www.safesoft.com.br/pabx
    .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: